Geração compartilhada: entenda os desafios e vantagens
Entenda como funciona a geração compartilhada de energia. Veja suas vantagens, desafios e como ela contribui para a economia e sustentabilidade.
A demanda por fontes de energia sustentáveis está em ascensão e o mercado de energia solar ganha força. Empresas visionárias, como a Projeto Solar, abraçam esse crescimento e investem em otimização.
E é nesse cenário que a Groner entra, um CRM especializado nesse mercado que impulsionou os fluxos e as vendas da Projeto Solar. Quer saber mais? Então, continue a leitura desse case de sucesso.
– Quem era a Projeto Solar antes da Groner?
– Como a Projeto Solar otimizou os processos?
– Otimize a sua gestão solar com a Groner
– Como faço para utilizar a Groner?
A Projeto Solar nasceu em 2015, no início do mercado de energia solar. Com o passar dos anos, a equipe comercial se expandiu e eles sentiram a necessidade de uma ferramenta especializada.
Naquela época, eles faziam orçamentos de projetos utilizando apenas a fatura de luz, já que não tinham um processo estruturado. Além disso, essas informações eram recebidas via e-mail e, com isso, não tinham um controle macro de tudo o que acontecia na empresa.
A forma de organização que eles tinham eram pastas com papéis impressos, nas quais tinham uma folha de capa com a lista de tarefas daquele processo. Além de, é claro, as planilhas do Excel.
Ou seja, muitas vendas eram perdidas porque não tinha otimização. Por mais que a Projeto Solar sempre tenha tido uma organização, faltava uma ferramenta integrada e completa para toda a gestão.
+ Por que o CRM é tão importante para minha empresa de Energia Solar?
Na pandemia, a Suelim, CEO da Projeto Solar, começou a pesquisar mais sobre fluxos e processos e passou a buscar por um CRM. Até que encontrou a Groner e se apaixonou.
Para ela, as principais otimizações que alcançou com a ferramenta da Groner foram: a integração entre os setores e processos; os fluxos de automação de vendas e pós-vendas e, o melhor, a liberdade de criar tudo isso do jeito que ela quiser.
+ 4 funcionalidades de CRM para aumentar a sua produtividade
Durante a venda, a experiência do cliente no atendimento é extremamente importante, mas também muito sensível. Muitas vezes, a forma como o cliente é atendido é um fator decisivo na hora da compra, fazendo-o fechar ou não.
Por isso, a integração entre os setores é primordial. A Suelim conta que antigamente, eles recebiam ligações e para tirar as dúvidas dos clientes, precisavam consultar com outros setores e, com isso, teriam que retornar mais tarde.
Isso quebra a conversa e pode estragar a experiência. Mas com a integração da ferramenta, basta qualquer pessoa do time pesquisar pelo cliente e ela tem acesso a todas as informações, histórico e notas que cada profissional deixou.
Além disso, a integração se faz necessária também na hora de evoluir o processo do cliente. Por exemplo, a engenharia atualiza a jornada no sistema integrado e com fluxo de automação de mensagens, o cliente pode ser notificado do andamento.
Um dos nossos princípios aqui na Groner é deixar você criar e personalizar a plataforma de acordo com a sua empresa. Nós acreditamos que não existe um método único de vendas ou gestão, cada empresa é única e deve ajustar a ferramenta da forma que fizer mais sentido para ela.
Foi exatamente isso que a Suelim fez na Projeto Solar. Ela criou diversos fluxos de automação que levam em consideração os processos da empresa e a jornada do cliente.
Um dos fluxos é o de follow up. Durante o processo de negociação com o cliente, a Projeto Solar programou a plataforma para fazer follow periodicamente, enviando mensagens via WhatsApp ou e-mail.
As mensagens enviadas podem ter lembretes do processo, notícias do mercado ou até depoimentos de outros clientes. Isso faz com que o relacionamento com o lead seja criado.
Essa conexão com o cliente é muito importante, pois pode ser um fator decisivo na hora dele fechar ou não com a empresa.
A Projeto Solar possui diversas franquias espalhadas pelo Brasil. A Suelim comentou que os franqueados tinham uma dificuldade sobre como abordar o cliente, como agir em cada etapa e até como fechar a venda final.
Com a Groner, ela criou diversos fluxos com scripts de ligações, e-mail e WhatsApp para que os vendedores pudessem utilizar. Esses scripts são baseados na técnica SPIN Selling, muito utilizada no mundo das vendas.
A Suelim tem um fluxo de qualificação que dura 8 dias. Este sugere intercalar o canal de relacionamento com o cliente e possui diversas respostas para determinadas situações. Dessa forma, o vendedor abre a plataforma, aciona o cliente e tem todas as possibilidades na mão.
E o melhor, o fluxo não é engessado. Isso significa que se o cliente já está qualificado, basta o vendedor enviá-lo para outra etapa sem precisar, necessariamente, seguir os 8 passos.
+ A arte de transformar leads em clientes com o CRM
A Suelim argumenta que no mercado de energia solar, a venda é fechada por questões de afinidade. Sendo assim, tudo vira critério de desempate.
Por isso que a Groner é tão importante para a Projeto Solar. Com a ferramenta, ela consegue gerenciar os processos, fazer os atendimentos, gerar as propostas e muito mais.
A partir da Groner, a empresa alavancou os seus negócios e conquistou ainda mais confiança dos seus clientes. Os processos organizados geram maior satisfação na experiência de vendas e pós-vendas.
+ A gestão de clientes como diferencial competitivo
Mais que um CRM, a plataforma Groner é uma revolução dentro do mercado de energia solar. E ela pode ser a sua aliada.
Faça como a Projeto Solar e não perca a oportunidade de impulsionar o seu negócio com uma ferramenta desenvolvida sob medida para você. Experimente a Groner e descubra como podemos simplificar sua gestão e ajudá-lo a crescer mais rápido no mercado solar.
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