Geração compartilhada: entenda os desafios e vantagens
Entenda como funciona a geração compartilhada de energia. Veja suas vantagens, desafios e como ela contribui para a economia e sustentabilidade.
Com o crescimento do mercado de energia solar, a competitividade aumenta e quem sabe vender, sai na frente. Por isso, as empresas estão buscando aprimorar suas estratégias. É nesse cenário que o funil de vendas se torna uma ferramenta crucial para o sucesso.
Quer aprender mais sobre o assunto e aprimorar as suas estratégias para conquistar ainda mais clientes? Então, continue lendo.
– Afinal, o que é funil de vendas?
– Primeiro estágio: conscientização e captura de leads
– Segundo estágio: qualificação e análise de oportunidades
– Terceiro estágio: proposta e negociação
– Estágio extra: pós-venda
– Simplifique a sua gestão solar com a Groner
Primeiramente, o funil de vendas é um modelo estratégico que representa etapas pelas quais um cliente passa. Estas vão desde o primeiro contato dele com a empresa até o pós-venda. Esse processo cria um afunilamento do relacionamento entre o cliente e a empresa.
Geralmente, o funil começa na ampla conscientização sobre o produto ou serviço. Em seguida, afunila para qualificação, proposta, negociação e, então, o fechamento da venda.
Contudo, não se engane, não há uma fórmula mágica para o sucesso do processo. Tudo vai depender de como o seu lead se comporta e do posicionamento da sua marca. É por isso que o marketing precisa estar alinhado com o setor de atendimento, com o suporte e demais áreas.
Dessa forma, quando o posicionamento é coerente para o cliente do início ao fim, o funil de vendas tende a ser mais efetivo. Uma abordagem estruturada e planejada permite que a empresa otimize as estratégias, impulsionando a eficácia e eficiência de todo o processo de vendas.
+ Por que o CRM é tão importante para minha empresa de Energia Solar?
A primeira etapa do funil de vendas é conhecida como topo de funil (ToFu). É nela que ocorre o contato inicial do cliente com o produto ou serviço oferecido.
Nesse momento, a pessoa está procurando informações sobre um problema ou necessidade que possui. Além disso, também existem aqueles que não têm ciência de um determinado problema.
Sendo assim, essa etapa é justamente para captar o interesse do potencial cliente. É quando ele vai descobrir que precisa de uma solução e que a sua empresa oferece o que ele precisa.
As estratégias para captar a atenção do público são inúmeras. Elas vão desde um outdoor na rua, até uma indicação boca a boca.
No estágio de topo de funil, você precisa se destacar. Isso é fato. Mas o que você está fazendo para não ser apenas mais um no mercado?
Com a grande dominação do digital, uma das estratégias é a presença nas redes sociais. Mesmo que o potencial cliente seja impactado por outros meios, o online acaba sendo um grande recurso para você utilizar ao seu favor.
Sendo assim, estabeleça estratégias de marketing digital, crie conteúdo e mostre o seu diferencial. Postagens do topo de funil vão mostrar para o seu potencial cliente que você domina o assunto, então faça posts educativos, fazendo com que ele tenha maior consciência do problema ou da necessidade.
Agora que você elaborou estratégias para atrair o potencial cliente e fazer com que ele veja qual o problema ou a necessidade, é hora do segundo estágio: meio de funil (MoFu).
Nesse momento, você já tem o seu lead. Ele acionou o WhatsApp da sua empresa, ou deixou os dados na sua landing page, ou acionou via Instagram, ou outros meios.
Uma vez capturados, os leads precisam ser qualificados para garantir que exista uma oportunidade real de negócio.
Tudo depende da estratégia da sua empresa, mas vamos compartilhar algumas dicas que vão te ajudar muito nesse processo.
O ato de vender é muito mais que falar do seu produto e esperar que o cliente compre. A venda é um verdadeiro relacionamento.
E no estágio de meio de funil, o seu relacionamento com o lead só está começando. Faça ele se sentir único, escute as necessidades e queixas que ele tem, mostre preocupação e ofereça as soluções.
Existe lead que quer economizar na conta de luz. Mas também existe o lead que procura uma alternativa mais sustentável. Você falará com os dois da mesma forma só copiando e colando mensagens do seu script?
A resposta é não.
Você só vai entender a necessidade do lead, se você prestar atenção no que ele está falando ou instigá-lo a falar mais sobre aquilo que ele busca. Essa informação vale ouro.
Para um lead você vai falar dos diferenciais de precificação, por exemplo. E para o outro, você vai trazer assunto de sustentabilidade.
O seu relacionamento está no terceiro estágio. Agora o seu lead já está qualificado e é hora de enviar a proposta de venda.
É claro que desde o início você está fazendo a sua venda, mas é no terceiro estágio, conhecido como fundo de funil (BoFu) que você fará a sua proposta.
Nesse contexto, o seu lead já está bem informado e engajado no assunto. Então, é possível considerar que ele já está pronto para tomar a decisão de compra.
As estratégias de fundo de funil também são variadas, mas existem algumas que geralmente dão muito certo. É hora de destacar o diferencial da sua empresa.
Fazer propostas personalizadas com tudo aquilo que o lead trouxe para você, será um diferencial na sua estratégia. Se na hora da venda, o lead foi ouvido de tal forma que até a proposta chegou personalizada, a visão que ele terá da sua empresa, com certeza, será boa.
Outra estratégia é ofertar teste grátis do produto. Quando a sua empresa oferece isso para o lead, você demonstra confiança. É como dizer que o seu produto ou serviço é tão bom que você vai deixá-lo ver por si só antes mesmo de pagar.
Lembre-se que a venda é um relacionamento. Você nutriu uma relação de confiança com o lead e é hora de fechar com ele, ou seja, é o momento perfeito para mostrar que você é a escolha correta.
+ A arte de transformar leads em clientes com o CRM
A melhor analogia para o estágio extra é: imagine que uma pessoa te conquistou, nutriu o relacionamento, vocês saíram e foi incrível. Mas depois do encontro a pessoa sumiu. Como você se sentiria?
Lembra que vender é construir um relacionamento? Então, você vai mesmo dar um “ghost” no seu cliente na hora do pós-venda?
O mesmo investimento que você faz para vender, você deve fazer na hora de dar o suporte. Por mais incrível que o seu produto ou serviço seja, ele pode ter problemas. Ou, simplesmente, o seu cliente pode ter dúvidas, é normal.
O cliente já é seu, mas se você não continuar nutrindo o relacionamento, ele vai embora e ninguém quer a taxa de churn lá em cima, não é mesmo?
+ Como ter uma boa gestão CRM para crescer em 2024
Por fim, não adianta nada você entender de funil de vendas se a sua gestão é truncada. A organização também é a chave do seu negócio.
Para você conseguir administrar todo o seu pré-venda, seu pós-venda e demais times da sua empresa, você precisa de um CRM qualificado.
Com o nosso CRM, você tem a liberdade para criar o fluxo que quiser. Ou seja, digamos que você precisa de um fluxo de automação de qualificação de leads, você consegue criar aqui na Groner.
Sem falar que com o nosso CRM, você consegue criar propostas personalizadas em poucos minutos para encantar o seu cliente.
Quer mais? Também temos dashboards para você ter controle dos processos e gerar insights valiosos para otimizar o seu negócio.
Tudo isso com um dos melhores suportes do mercado. E, adivinha, a Groner tem muito mais.
Não perca a oportunidade de impulsionar o seu negócio de energia solar com o melhor CRM do mercado. Experimente a Groner e descubra como podemos simplificar sua gestão e ajudá-lo a crescer mais rápido no mercado solar.
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