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Case de sucesso: como a Projeto Solar escalou o seu negócio com a Groner

20 Mar

Bia Macchi

A demanda por fontes de energia sustentáveis está em ascensão e o mercado de energia solar ganha força. Empresas visionárias, como a Projeto Solar, abraçam esse crescimento e investem em otimização. 

E é nesse cenário que a Groner entra, um CRM especializado nesse mercado que impulsionou os fluxos e as vendas da Projeto Solar. Quer saber mais? Então, continue a leitura desse case de sucesso. 

- Quem era a Projeto Solar antes da Groner?
- Como a Projeto Solar otimizou os processos?
- Otimize a sua gestão solar com a Groner
- Como faço para utilizar a Groner?

Quem era a Projeto Solar antes da Groner?

A Projeto Solar nasceu em 2015, no início do mercado de energia solar. Com o passar dos anos, a equipe comercial se expandiu e eles sentiram a necessidade de uma ferramenta especializada. 

Naquela época, eles faziam orçamentos de projetos utilizando apenas a fatura de luz, já que não tinham um processo estruturado. Além disso, essas informações eram recebidas via e-mail e, com isso, não tinham um controle macro de tudo o que acontecia na empresa.

A forma de organização que eles tinham eram pastas com papéis impressos, nas quais tinham uma folha de capa com a lista de tarefas daquele processo. Além de, é claro, as planilhas do Excel. 

Ou seja, muitas vendas eram perdidas porque não tinha otimização. Por mais que a Projeto Solar sempre tenha tido uma organização, faltava uma ferramenta integrada e completa para toda a gestão.

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Como a Projeto Solar otimizou os processos?

Na pandemia, a Suelim, CEO da Projeto Solar, começou a pesquisar mais sobre fluxos e processos e passou a buscar por um CRM. Até que encontrou a Groner e se apaixonou. 

Para ela, as principais otimizações que alcançou com a ferramenta da Groner foram: a integração entre os setores e processos; os fluxos de automação de vendas e pós-vendas e, o melhor, a liberdade de criar tudo isso do jeito que ela quiser. 

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Integração dentro da Groner

Durante a venda, a experiência do cliente no atendimento é extremamente importante, mas também muito sensível. Muitas vezes, a forma como o cliente é atendido é um fator decisivo na hora da compra, fazendo-o fechar ou não.

Por isso, a integração entre os setores é primordial. A Suelim conta que antigamente, eles recebiam ligações e para tirar as dúvidas dos clientes, precisavam consultar com outros setores e, com isso, teriam que retornar mais tarde. 

Isso quebra a conversa e pode estragar a experiência. Mas com a integração da ferramenta, basta qualquer pessoa do time pesquisar pelo cliente e ela tem acesso a todas as informações, histórico e notas que cada profissional deixou. 

Além disso, a integração se faz necessária também na hora de evoluir o processo do cliente. Por exemplo, a engenharia atualiza a jornada no sistema integrado e com fluxo de automação de mensagens, o cliente pode ser notificado do andamento.

Fluxo de automação na Groner

Um dos nossos princípios aqui na Groner é deixar você criar e personalizar a plataforma de acordo com a sua empresa. Nós acreditamos que não existe um método único de vendas ou gestão, cada empresa é única e deve ajustar a ferramenta da forma que fizer mais sentido para ela. 

Foi exatamente isso que a Suelim fez na Projeto Solar. Ela criou diversos fluxos de automação que levam em consideração os processos da empresa e a jornada do cliente. 

Um dos fluxos é o de follow up. Durante o processo de negociação com o cliente, a Projeto Solar programou a plataforma para fazer follow periodicamente, enviando mensagens via WhatsApp ou e-mail. 

As mensagens enviadas podem ter lembretes do processo, notícias do mercado ou até depoimentos de outros clientes. Isso faz com que o relacionamento com o lead seja criado.

Essa conexão com o cliente é muito importante, pois pode ser um fator decisivo na hora dele fechar ou não com a empresa.

Gestão de vendas

A Projeto Solar possui diversas franquias espalhadas pelo Brasil. A Suelim comentou que os franqueados tinham uma dificuldade sobre como abordar o cliente, como agir em cada etapa e até como fechar a venda final. 

Com a Groner, ela criou diversos fluxos com scripts de ligações, e-mail e WhatsApp para que os vendedores pudessem utilizar. Esses scripts são baseados na técnica SPIN Selling, muito utilizada no mundo das vendas. 

A Suelim tem um fluxo de qualificação que dura 8 dias. Este sugere intercalar o canal de relacionamento com o cliente e possui diversas respostas para determinadas situações. Dessa forma, o vendedor abre a plataforma, aciona o cliente e tem todas as possibilidades na mão. 

E o melhor, o fluxo não é engessado. Isso significa que se o cliente já está qualificado, basta o vendedor enviá-lo para outra etapa sem precisar, necessariamente, seguir os 8 passos. 

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Otimize a sua gestão solar com a Groner

A Suelim argumenta que no mercado de energia solar, a venda é fechada por questões de afinidade. Sendo assim, tudo vira critério de desempate

Por isso que a Groner é tão importante para a Projeto Solar. Com a ferramenta, ela consegue gerenciar os processos, fazer os atendimentos, gerar as propostas e muito mais. 

A partir da Groner, a empresa alavancou os seus negócios e conquistou ainda mais confiança dos seus clientes. Os processos organizados geram maior satisfação na experiência de vendas e pós-vendas. 

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Como faço para utilizar a Groner?

Mais que um CRM, a plataforma Groner é uma revolução dentro do mercado de energia solar. E ela pode ser a sua aliada.

Faça como a Projeto Solar e não perca a oportunidade de impulsionar o seu negócio com uma ferramenta desenvolvida sob medida para você. Experimente a Groner e descubra como podemos simplificar sua gestão e ajudá-lo a crescer mais rápido no mercado solar.

Quero impulsionar meu negócio!